Fundação Villas-Bôas

Compartilhe...

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Olá a todos!

É com grande alegria que o Blog da Fundação Villas-Bôas faz sua primeira postagem. Nas primeiras matérias iremos falar sobre a Fundação, sua missão, seus membros e seus principais projetos. Esperamos comentários e sugestões de todos! Boa leitura!

Fundada em 2008, a Fundação Villas-Bôas - FVB é uma instituição sem fins lucrativos com sede em Belém, no Estado do Pará. Sua principal missão consiste na execução de projetos que promovam o desenvolvimento social e ambiental de forma sustentável por todo o Brasil, os quais serão realizados em parceria com a sociedade civil visando assegurar a proteção dos recursos naturais locais e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade de vida às presentes e futuras gerações.

Desse modo, incentivamos a implantação de centros tecnológicos e a realização de pesquisas científicas que contribuam para a formação de capital humano para a elaboração e execução de projetos que melhorem a vida de forma integrada, e colaborem para a autonomia e fortalecimento de populações esquecidas por seus representantes.

Como praticar o desenvolvimento sustentável na Amazônia? Essa é uma reflexão que precisa ser realizada por todos nós.

É nesse sentido que buscamos um desenvolvimento que leve em consideração a questão socioambiental em todas as esferas de decisão e participação, evidenciando a necessidade de que precisamos semear um pensamento crítico que vá além de idéias pautadas pela cultura do consumo.

Como exemplo, se quisermos diminuir a degradação ambiental, podemos mostrar à sociedade as consequências de seus hábitos de consumo para a conservação dos ecossistemas. Se quisermos que os proprietários rurais mantenham ou façam a recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APP) ou da Reserva Legal (RL), podemos trazer à luz os benefícios oriundos da preservação dessas áreas e de se trabalhar de modo interrelacionado com elas, a exemplo da atividade econômica e sustentável do ecoturismo. É justamente nessa direção que nós da FVB buscamos a difusão de idéias e métodos, visando a legitimidade da gestão participativa das populações locais, em direção a um desenvolvimento mais sustentável nesse momento decisivo de nosso planeta.

Não adianta nutrir a ilusão de que será possível preservar a Amazônia como um santuário intocável, pois a preservação do meio ambiente não ocorre apenas através de proibições e fiscalização. As respostas para o problema ambiental devem ser transversais e devem englobar as dimensões política, econômica, social e cultural que proporcionem à todos nós o “pensar globalmente e agir localmente”. Do contrário, corremos o risco de nos guiarmos por um modelo de gestão excludente e anti-democrática que negligencie questões de alta prioridade, como a sustentabilidade econômica das comunidades e a conscientização ambiental, tendo como conseqüência o agravamento dos problemas recorrentes de cada região.

Pode-se promover o desenvolvimento com a floresta em pé, desde que haja planejamento e participação dos cidadãos que dela se beneficiam.

Assim, a concretização de nossas idéias e projetos só se faz possível com a colaboração de diversos parceiros, como universidades, empresas e outras organizações não governamentais. Sabemos que o caminho a percorrer é longo, mas com transparência, ética e respeito ao ambiente de forma sistêmica, ou seja, com tudo que nele se inclui, a não adesão a partidos políticos, a escolha seletiva dos colaboradores, investidores e patrocinadores, temos um ponto de partida para que possamos contribuir para o desenvolvimento socioambiental e econômico da região amazônica, e de todo o território brasileiro, com mais justiça e equilíbrio em todos os aspectos.

Atualmente, a FVB administra dois projetos de relevante importância para a nação brasileira: Projeto Expedição Villas-Bôas e Projeto Brasil - Banco de sementes para o reflorestamento da Amazônia, os quais serão apresentados e detalhados nas próximas postagens, que serão realizadas semanalmente, conjuntamente com a equipe que os compõe.

Valorizar a o homem, a fauna, a flora, a vida, essa é a missão da FVB!

Compartilhe...

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn