A Embaixadora

Compartilhe...

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Sou Maria de Nazaré Pereira, conhecida artisticamente como NAZARE PEREIRA.

Nasci em uma « palafitazinha », no seringal de Iracema, cidade de Xapuri no Estado do Acre – Amazônia, onde também nasceu nosso saudoso « Chico Mendes » - baluarte e grande defensor da floresta.

Aos 7 anos, minha família mudou-se para Belém do Pará e instalou-se na vila de Icoaraci, onde fiz meus estudos, do « antigo » primário até a Escola Normal onde me formei como professora primária - profissão que sempre adorei, pois me permitia o contato com as crianças.

Começei meus estudos de teatro na Universidade do Pará e seguí para o Rio de Janeiro completando os cursos de atriz e diretora.

Logo após, vieram as viagens para a Europa, onde sempre inspirada na cultura amazônica, ingressei na carreira artistica desta vêz como cantora e me estabeleci na França, mais precisamente em Paris - país que considero a porta cultural do mundo e, onde pude mostrar e divulgar os valores culturais da minha região.

Em 1981 fui condecorada com a Medalha de « Chevalier des arts et des lettres » pelo então Ministro da Cultura da França, Mr Jacques Lang, coroando o trabalho que sempre fiz em defesa da cultura amazônica.

Vivo há 32 anos em Paris e durante todo esse tempo procurei valorizar tudo que a Amazônia pode oferecer à cultura mundial.

O convite da Fundação Villas-Bôas, veio reforçar meu anseio de continuar lutando pelos povos da Amazônia, acredito que como Embaixadora na Europa, possa trabalhar mais efetivamente para o desenvolvimento socioambiental da região, mostrando ao mundo as verdadeiras necessidades do povo que habita nessa região tão controvertida e desconhecida das grandes capitais.

 

Espero contar com a compreensão e a generosidade das pessoas de bem.

Compartilhe...

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn